Dicas de um publicitário para escrever textos criativos
 



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Dicas de um publicitário para escrever textos criativos

Escrita Criativa


A partir de hoje, vamos publicar uma série de artigos com dicas de diversos profissionais para ajudar você a escrever textos criativos. Hoje é a vez do publicitário, ou melhor, da publicitária dar dicas baseadas na sua experiência na área.

Independentemente do tipo de texto que você escrever – conteúdo para marca, crônica, redação, resenha, entre tantos outros – a criatividade pode entrar como quem não quer nada e fazer toda a diferença no texto e na leitura. Confira as dicas da publicitária Cinthia Dalla Valle para escrever textos criativos:



Dica 1. Briefing

Nenhum trabalho publicitário começa sem um bom briefing, que é um documento com as principais informações do projeto, como cliente, mercado, público-alvo, objetivos, referências, entre outros.

Um briefing bem elaborado e completo é o planejamento do texto e pode ajudar o escritor a criar de uma forma mais assertiva. Quanto mais informações tiver essa etapa, menos tempo você vai levar para escrever.

Dica 2. Brainstorming

A famosa “tempestade de ideias” é uma estratégia usada pelos publicitários para gerar insights para o trabalho. No início, os envolvidos despejam todas as ideias que surgem, sem julgamentos ou regras. Depois, a equipe vai filtrando e escolhendo as melhores ideias até chegar na ideia final.

Essa prática pode ajudar o escritor a gerar mais ideias e a não descartar nenhuma possibilidade. Você pode fazer isso sozinho ou chamar um familiar ou amigo para participar. O importante é criar um campo fértil e livre para que a criatividade fique bem à vontade para aparecer.

Dica 3. Teaser

É uma prévia para chamar a atenção do público para a campanha que está por vir. Geralmente, é uma frase misteriosa que deixa um certo suspense no ar e instiga a curiosidade das pessoas.

No caso do escritor, ele pode usar essa técnica na comunicação dos seus textos e livros antes de publicá-los. Use as suas redes sociais, site e e-mail para enviar o teaser da sua criação. Além de ser útil para a comunicação, o teaser pode ser usado no próprio processo de criação, instigando o escritor a ir além do trivial e a ser mais criativo.

Dica 4. Chamada

A chamada publicitária é uma frase ou uma palavra de efeito que, se bem feita, causa um grande impacto no público, surpreendendo-o. Ela contém a ideia e o objetivo principal da campanha.

Você também pode e deve usar a chamada para criar um título certeiro ou uma introdução memorável para os seus textos. Busque o ineditismo e a contextualização para chegar numa chamada impactante.

Dica 5. Portfólio

Nenhum publicitário vive sem um portifólio com seus principais trabalhos. Seja impresso ou on-line, o portfólio é uma forma de visualizar suas criações para se orgulhar, se inspirar e motivar a ir além do que já foi criado. Além disso, é útil para apresentar em entrevistas ou para editoras.

Dica 6. Texto + Imagem

A dobradinha mais conhecida do mundo publicitário é a redação + arte, ou seja, texto + imagem, andando juntos em sintonia.
No caso do escritor, mesmo que seu texto não tenha imagens, elas podem existir na sua cabeça para facilitar a criação dos textos. É a fotografia das suas palavras. A preocupação estética deixa qualquer texto mais atrativo.

Dica bônus. Eterna busca pela genialidade

Os publicitários nascem e vivem buscando a ideia genial, mas isso não precisa ser encarado como uma missão impossível ou algo inacessível. A eterna busca pela genialidade pode ajudar o escritor a se exigir mais e a dar sempre um passo adiante.

Curtiu as dicas de um publicitário para escrever textos criativos? Fique à vontade para comentar aqui. Até as próximas dicas!

 

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